Dicas Simples Para Desentupir o Nariz Facilmente


Quando a congestão nasal insiste em aparecer mesmo após vários dias de descanso e medicamentos caseiros, é hora de procurar um especialista. Porém, em alguns casos de congestão crônica, o médico pode indicar um tratamento à base de descongestionantes nasais.

Esses medicamentos agem diretamente na mucosa do nariz, reduzindo a inflamação e a congestão. No entanto, como qualquer medicamento, os descongestionantes nasais podem apresentar alguns efeitos colaterais. Por isso, é sempre importante consultar um especialista antes de iniciar o tratamento. Confira algumas dicas para desentupir o nariz:


Faça lavagens nasais com soro fisiológico

Uma das formas mais simples de aliviar a congestão nasal é fazer lavagens nasais com soro fisiológico. Para isso, coloque uma quantidade suficiente do soro num recipiente e água morna. Encha uma seringa com o soro e introduza o bico no nariz. Fique com a seringa apontada para baixo e pressione o êmbolo para soltar o líquido. Repita o procedimento no outro nariz.


Utilize um umidificador

Quem sofre com congestão nasal crônica pode se beneficiar utilizando um umidificador em casa. A umidade ajuda a amolecer as secreções e a diminuir a congestão.


Inale vapor

O vapor também ajuda a amolecer as secreções e a aliviar a congestão. Para isso, utilize um recipiente com água quente e inale o vapor com a cabeça inclinada para cima.


Tome banhos quentes

Os banhos quentes também ajudam a aliviar a congestão nasal.


Evite o ar condicionado

O ar condicionado pode agravar a congestão nasal. Prefira ambientes mais quentes e úmidos.


Beba bastante água

A hidratação adequada é importante para manter a mucosa do nariz hidratada e aliviar a congestão.


Use um descongestionante nasal 

Se as lavagens nasais, o vapor, os banhos quentes e a hidratação não forem suficientes para aliviar a congestão, o médico poderá indicar o uso de um descongestionante nasal. Siga sempre à risca as orientações do especialista.


Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo.

Postar um comentário

0 Comentários